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O Outsourcing é mais barato?

Escrito por Nuno Margarido
Managing Director @ Ventask
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Mulher com sono no escritorio

É uma das questões mais discutidas nas propostas comerciais que elaboramos.
Alguns dos clientes que nos procuram, têm em mente que ao contratar um serviço de Contact Center têm necessariamente que ter um custo mais baixo do que ter a operação internalizada.É um ponto de partida errado para quem procura uma solução para os seus serviços de Contact Center!

Em alguns casos podemos efetivamente ter um custo de operação mais reduzido face à operação interna, mas nem sempre é assim.
As estruturas de Contact Center contam com quadros especializadas, e tal como em outros sectores, captar e reter talento requer um investimento forte ao nível salarial, formação e infraestrutura.

O Contact Center não é, não pode ser um sinónimo de salário mínimo nacional e de estruturas precárias.

Cada vez mais o Contact Center é um lugar para seguir carreira, cada vez menos um part-time de verão ou alternativa até ter uma colocação na sua área. O Contact Center não é, não pode ser um sinónimo de salário mínimo nacional e de estruturas precárias. Se o cliente quer implementar um serviço de Contact Center com qualidade tem de entender que qualidade não é sinónimo de baixo custo. O valor acrescentado vem exatamente da qualidade, eficiência e satisfação por parte dos seus clientes com o serviço prestado.

Ao adjudicar o seu Contact Center a um outsourcing o cliente vai ganhar com a especialização do prestador de serviços, com a implementação das melhores práticas do mercado, com a inovação. O Outsourcing irá oferecer uma maior visibilidade dos custos e colocar mais recursos tecnológicos e humanos, que possuem o know-how do serviço a ser prestado. Além disso, vão contribuir com a organização, agilizando desta forma os processos e aumentando a produtividade. Processos automatizados traduzem-se num aumento da eficiência.

O outsourcing traduz-se numa parceria estratégica e inteligente entre o contratado e o contratante

Deste modo, na minha visão, o conceito de outsourcing traduz-se numa parceria estratégica e inteligente entre o contratado e o contratante. Trata-se de um processo com vista ao desempenho de uma ou várias atividades que a primeira, não pode ou não lhe interessa desempenhar e que a segunda desempenha na perfeição.

Resumidamente, o outsourcing conduz a um aumento da produtividade e garante um maior controlo e orçamento dos custos uma vez que, existe partilha de negócio. Esta vantagem só por si é significativa e deverá ser valorizado no investimento de contratação. Adicionalmente, irá permitir acesso a tecnologias e a especialistas que não tem dentro da sua empresa, possibilitando desta forma a penetração em novas indústrias ou mercados e essencialmente a criação de uma nova estrutura organizacional capaz de aumentar a flexibilidade e a rapidez de adaptação às alterações do meio envolvente.

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