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5 Motivos para Implementar Live Chat no seu Website

Escrito por Daniel Castilho
Digital Marketing Manager @ GoContact
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O website é um dos maiores ativos que uma empresa tem, sendo mesmo um ponto central em qualquer estratégia digital. Web marketers e responsáveis de empresas estão constantemente à procura de formas de melhorar o número de leads e de vendas geradas através do seu website. Os métodos mais tradicionais é a otimização dos call-to-action que podem incluir formulários ou a disponibilização do número de telefone da empresa. No entanto existem outras formas de o melhorar as conversões num website, poderá o live chat ser uma delas?

É certo que todos nós já visitamos websites com recursos de live chat automatizados (e provavelmente irritantes), e são estes maus exemplos que levam muitos empresários a descurar esta ferramenta, sem encontrar qualquer sentido para a utilizar no seu próprio website. Para alterar um pouco esse mindset seguem cinco motivos para ter em consideração o live chat, quando chegar a altura de pensar em melhorar as conversões do seu website.

1. Aumentar as conversões

Existem formas de integrar o live chat no website sem o tornar inconveniente para os visitantes. É essencial que o live chat seja disponibilizado e esteja bem visível apenas quando os utilizadores realmente necessitam, sem o fazer aparecer em todo o lado e sem qualquer tipo de critério.

É importante que exista algum tipo de configuração que permita definir quando é que se pretende que o live chat seja disponibilizado. Por exemplo, quando um utilizador abandona o carrinho de compras pode ser o momento ideal para o live chat ser disponibilizado e oferecer ao utilizador a possibilidade de questionar algum ponto específico que o possa ter levado a desistir da compra. Pode ser uma situação em que o utilizador não encontre a resposta para um problema e a empresa poderá recuperar a venda, com uma intervenção atempada e oportuna.

2. Não intimide os utilizadores

Muitos utilizadores mais reservados podem não querer preencher formulários de contacto, porque assumem que vão ser bombardeados com telefonemas e emails da equipa de vendas. Além disso, existe também uma maior consciência sobre a disponibilização de informações pessoais na internet. Para este tipo de utilizadores, o live chat é uma excelente opção de comunicação com a empresa sem a necessidade de disponibilizar qualquer tipo de informação pessoal. Pode ser uma situação de win/win para ambos os lados. O utilizador é capaz de esclarecer as suas dúvidas, sentindo-se confortável com o processo, e é gerada uma conversão que de outra forma se poderia ter perdido.

3. Adquira mais informação sobre o cliente

Os formulários de contacto dos websites precisam de ter o menor número de campos possível para serem eficazes a gerar leads. Isso significa que as empresas não vão obter todos os dados que gostariam sobre os potenciais clientes, ficando-se apenas, muito provavelmente, pelo nome e pelo email. Por vezes é também difícil para o utilizador exprimir os seus problemas ou questões. O live chat permite fazer todas as perguntas e obter as informações necessárias para ajudar quem contacta da melhor forma.

Poderá também obter mais informação sobre a sua equipa de vendas e analisar detalhadamente a comunicação com os utilizadores. Pode analisar o tipo de comunicação e de interação que está a gerar conversões e verificar os motivos que estão por detrás das interações que não convertem.

4. O utilizador tem resposta imediata

Alguns dos visitantes do seu website podem ter alguma impaciência para a obtenção de respostas. Nestes casos, se não encontrarem a informação nas páginas do website, o mais provável é saírem e darem uma olhadela nos websites da concorrência. Apesar de trabalhar e otimizar a navegação do website e os conteúdos das páginas ser excelente começo, o live chat pode também ajudar a manter estes visitantes mais impacientes no website.

O live chat permite obter uma resposta rápida e imediata sem a necessidade de preencher formulários e esperar pela resposta. Mesmo recebendo uma solitação por email, o mais provável é que o visitante já tenha saído do website e espreitado na concorrência. Se for capaz de dar resposta aos visitantes enquanto eles ainda estão no website, isso permite aumentar significativamente as taxas de conversão.

5. O live chat permite filtrar os potenciais clientes

Se o seu website é um canal essencial para gerar tráfego e potenciais clientes, é importante que exista um filtro para garantir que os contactos recebidos têm valor real. Por muito que a oferta de uma empresa esteja bem definida no website, não existem garantias de que quem contacta e preenche os formulários seja realmente qualificado.

O live chat permite filtrar os visitantes para que apenas aqueles que realmente interessam sejam passados à equipa comercial ou de marketing, evitando desperdício de tempo e dinheiro no acompanhamento a visitantes que não apresentam qualquer valor para a empresa. Todos os visitantes que possam ser filtrados evitam desperdícios e permitem aumentar a taxa e a eficácia das conversões.

Os resultados da integração do live chat com o website são sempre variáveis de negócio para negócio, e de empresa para empresa, mas é seguramente uma ferramenta importante para garantir os melhores resultados da sua estratégia online de vendas, gerando leads de qualidade melhorando as taxas de conversão.

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