BUSINESS | 3 MINUTOS

Liderança em 2021

Escrito por Cristiani Oliveira
Mystery Shopping @ Intercampus

Mulher com sono no escritorio

Estamos em Fevereiro e até aqui 2021 pouco fez para amenizar o stress acumulado de 2020. E se é para começarmos o ano a apontar culpados, comecemos pelos Líderes, não só políticos, mas também empresariais.

2020 foi o ano em que vimos como a falta de literacia científica pode ter efeitos nefastos nos processos de decisão a nível mundial. Como os acontecimentos num país distante podem afetar todo o planeta. E como uma boa liderança teria feito a diferença na gestão global da pandemia.

Mas, como acontece muitas vezes, faltou uma visão macro.

O conhecimento, o esforço e a dedicação permitiram o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde. Mas, como acontece muitas vezes, faltou uma visão macro. As fórmulas das vacinas, sozinhas, não resolvem a pandemia. Precisamos também do planeamento, da produção e da distribuição. Precisamos de matérias-primas, de agulhas, de seringas, de sistemas de informação para selecionar os utentes prioritários e de profissionais para implementar o programa de vacinação.

Visão macro e gestão de prioridades: Dois pilares fundamentais da liderança.

Em Fevereiro de 2021, continuamos a conviver com a pandemia, com o confinamento e com a crise econômica. Distanciamento social, higiene das mãos e máscaras faciais: A tríplice “low tech” que continua a proteger a população nesta fase em que as vacinas ainda não chegam a todos.

No meio de tanta incerteza e de constantes mudanças, a gestão de pessoas reveste-se de uma maior importância. A crise atual está a afetar toda a população: Ou diretamente pelo vírus, ou pelos impactos financeiros da pandemia e das medidas de contenção, ou pela saúde mental. É impossível ficarmos indiferentes.

torna-se essencial que os líderes compreendam o papel das organizações na sociedade.

Numa altura em que, cada vez mais, a vida pessoal mistura-se com a vida profissional, torna-se essencial que os líderes compreendam o papel das organizações na sociedade.

Liderar, em 2021, requer uma elevada capacidade de gerir vários problemas complexos em simultâneo, sem esquecer os pequenos desafios do dia-a-dia. E, sobretudo, sem esquecer das pessoas.

Pois, por vezes, 1 + 0 = 0

A fórmula desafia a matemática, mas é muito simples: Não há clientes felizes sem colaboradores felizes.

Acompanhe todas as novidades na área de Customer Experience. Subscreva já o CX Blog!