CONTACT CENTER | 3 MINUTOS

O Futuro do Email Marketing no Contact Center

Escrito por Daniel Castilho
Digital Marketing Manager @ GoContact
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Já abordamos no nosso blog algumas das principais tendências na indústria dos contact centers para este ano de 2015, mas não chegamos a falar especificamente sobre o email. O Email Marketing é uma das ferramentas online mais utilizada pelas empresas e, por isso, saber as últimas novidades é um importante fator de diferenciação perante a concorrência nesta era digital. Deixamos neste artigo um breve resumo das 3 maiores tendências do Email Marketing para as empresas de contact center.

Personalização Dinâmica

A realidade do email marketing é que a otimização e a adaptação dos conteúdos consoante as preferências do cliente é um dos pontos mais importantes para converter os potenciais clientes em clientes efetivos. A recolha de dados para personalizar campanhas é já há muito tempo utilizada pelas empresas, que se baseiam em interacções e perfis, ou mesmo em cliques e em dados que são inseridos. O próximo passo é a personalização dinâmica destas campanhas, de acordo com as interações registadas pelos clientes.

Inteligência Preditiva

A inteligência preditiva envolve a criação de modelos para identificar a combinação de conteúdos que oferece a maior probabilidade de gerar interesse ou uma resposta por parte dos clientes. A inteligência preditiva pode ser por isso utilizada para sugerir ofertas e conteúdos baseados numa combinação de fatores como perfis, interesses ou mesmo comportamentos, com base em cliques em determinados links, imagens ou produtos que estejam identificados num email. Esta informação pode ser posteriormente utilizada para alimentar filas de outbound com clientes interessados numa oferta específica ou que possam estar mais motivados para comprar.

Email Marketing em Tempo Real

A entrega em tempo real de conteúdos relevantes para os clientes, como informação sobre produtos, imagens, ou conteúdos baseados na geografia e localização dos clientes é outra abordagem que pode ser utilizada para tornar as interações mais relevantes. O aproveitamento de dados geográficos e de localização permite criar referências a eventos ou lojas que sejam relevantes para um determinado grupo de clientes. Além de ser mais relevante para o cliente, pode também ajudar a canalizar mais público para as lojas offline.

Dada a crescente importância do Email Marketing para a aquisição e retenção de clientes, perceber as últimas novidades é essencial para as empresas se manterem atraentes e competitivas.

E no seu contact center, de que forma é que o email marketing é utilizado? Que métodos utiliza para tornar a informação mais relevante? Partilhe connosco na secção de comentários, teríamos muitos gosto em saber a sua opinião. E como sempre, muito obrigado por ler o nosso blog.

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