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Construir Relações: 4 Passos para Criar Clientes Leais

Escrito por Daniel Castilho
Digital Marketing Manager @ GoContact
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Todos trabalhamos muito para conseguir contactos relevantes, ainda mais para os converter, e eventualmente temos a primeira e emocionante compra que faz com que tudo valha a pena. Isso pode ser o final do funil de vendas, mas não deve ser o final da relação com o cliente. Agora é a altura para aproveitar a oportunidade de fazer o cliente voltar, se colocarmos as cartas certas na mesa.

Obter novos clientes é importante, mas manter os mesmos e fazer com que voltem uma e outra vez é a chave para um negócio estável. Existe também outra vantagem que surge da criação de relações positivas com os clientes: clientes felizes e leais, tornam-se muitas das vezes advogados da marca e recomendam a empresa aos amigos, família e ligações sociais, espalhando a palavra sobre a experiência positiva que têm tido com a empresa.

O valor deste tipo de clientes, que promove e defende a empresa é difícil de quantificar, mas é normal que uma pessoa confie mais na recomendação de um amigo do que num anúncio ou num vendedor. Por isso, como é que podemos manter esses clientes leais e a repetir o processo de compra uma e outra vez?

1. Ouvir

O primeiro passo para inspirar lealdade nos seus clientes é ouvir: eles sabem quais são os pontos fundamentais e as suas necessidade, pelo que quando falarem sobre isso, é a oportunidade perfeita para ouvir e ajudar. Facilite o contacto dos clientes consigo, das mais variadas formas possíveis (email, live chat, telefone, …) para que possam escolher o que funciona melhor para eles. As suas redes sociais devem ser acolhedoras e amigáveis para que os clientes saibam que as suas questões, comentários e feddback são bem-vindos.

2. Recompensa (por bom comportamento)

O segundo passo é oferecer recompensas a clientes que regressem e voltem a comprar. Isto pode funcionar de duas formas, eles sentem-se bem por receberem esse privilégio e sentem que são valorizados e apreciados. Quer seja um desconto em algo que eles comprem com frequência, ou mesmo um presente ou uma nota personalizada, esta recompensa vai ajudar a construir um relacionamento entre o cliente e a empresa.

3. Perguntar

Assim que tenha estabelecido a relação, o terceiro passo é perguntar, uma parte essencial da comunicação. Até agora, temos envolvido os seus clientes por isso chegou a hora de saber mais sobre eles, pedir uma referência, perguntar como os podem ajudar daqui para a frente, entre outras coisas. A sua relação será mas aberta se pedir algo simples que os clientes possam oferecer facilmente.

4. Repetir

E por fim, o quarto passo é o mais importante: repetir. Mantenha os seus esforços para manter o contacto ao longo do tempo e de forma regular, quer seja por email, conversas nas redes sociais, ou até telefone para relações mais profissionais, B2B por exemplo. Não fique em silêncio ou poderá perder aquilo que custou tanto a construir. A consistência ajudará a criar a lealdade que tanto se procura.

Estes passos são a base para se ligar aos seus clientes e encorajar a sua lealdade ao longo do tempo, mas não se esqueça que clientes diferentes podem necessitar de abordagens distintas. Mantenha as notas, siga as suas respostas, personalize os métodos de acordo com as preferências e em breve terá clientes leais para empurrar a sua empresa para a frente.

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