BUSINESS | 4 MINUTOS

Business Analytics como fonte de Vantagem Competitiva

Escrito por Mariana Henriques
Digital Marketing Specialist @ GoContact
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Business Analytics diz respeito ao estudo de dados, de forma frequente e metódica, por meio da análise estatística e operacional, com o objetivo de aplicar técnicas de otimização para uma tomada de decisão orientada por este tipo de dados.

A adoção e implementação de Business Analytics é um processo demorado, mas quando aplicado eficazmente, uma empresa poderá manter-se mais competitiva e bem-sucedida face aos seus concorrentes.

Para isso, é fundamental estabelecer uma meta e definir os critérios para o sucesso ou insucesso da análise estatística de dados, de forma a compreender o impacto 360º que as ações podem desenvolver. É importante que as marcas reconheçam e partilhem o reporting e utilizem modelos de atribuição adequados para que seja possível analisar, de forma assertiva, o envolvimento e a eficácia do trabalho desenvolvido para com os seus clientes.

Benefícios da tomada de decisão orientada por Business Analytics

A visão obtida pela análise de Business Analytics permite que as empresas automatizem e otimizem os seus processos de negócios, obtendo uma vantagem competitiva na medida que podem usar a exploração desses dados para:

• Encontrar novos padrões e relacionamentos;
• Utilizar a análise qualitativa e quantitativa para correlacionar com determinados resultados;
• Testar decisões através de testes A/B;
• Usar a análise preditiva para prever resultados futuros.

Desafios do Business Analytics

Os principais desafios da análise estatística de dados prendem-se com o elevado potencial de invasão de privacidade e a maior exposição financeira em mercados de rápido movimento. Este tipo de análise requer a adesão da liderança sénior e uma estratégia corporativa clara para integrar modelos preditivos, sendo que a própria infraestrutura e as ferramentas de tecnologia devem ser capazes de lidar com os processos de análise de dados.

As organizações devem estar preparadas para as mudanças que o Business Analytics pode eventualmente trazer ao negócio.

O Problema da Análise de Dados para as empresas

Atualmente, as empresas têm um acesso fácil e rápido à informação e estão repletas de dados dos seus clientes, potenciais clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo concorrentes. Na maior parte das vezes, não conseguem aproveitar esses dados e convertê-los em informações acionáveis para aumentar a receita, o lucro e operar negócios eficazmente, essencialmente devido à ausência de ferramentas que facilitem e agilizem a exploração destes dados num único lugar.

De que forma é que as empresas podem concentrar todos os dados relacionados com o Contact Center?

A GoContact disponibiliza uma área de Analytics destinada às equipas de gestão operacional que permite, para além de analisar a informação em tempo real, realizar análises sobre intervalos de datas por forma a analisar padrões de distribuição ou realização de chamadas, entre outros resultados de telefonia, bem como analisar os resultados do negócio.

Todas as métricas do Contact Center estão disponíveis em tempo real, o que permite melhorar a análise dos KPI’s e resolver os problemas de imediato. A plataforma GoContact disponibiliza ainda um report designeronde é possível definir qual a informação requerida para que seja disponibilizado um relatório personalizado.

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