CUSTOMER EXPERIENCE | 3 MINUTOS

A Lei do Retorno e a Experiência do Cliente

Escrito por Carlos Gonçalves
CEO @ Avila Spaces
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Mulher com sono no escritorio

Em momentos de crise há sempre aspectos positivos a reter.

Como o Jorge Pires referiu no seu último artigo deste blog, “é nos momentos mais críticos que se revela o melhor das empresas e das pessoas”, sendo surpreendente observar o desempenho brilhante de muitas empresas portuguesas no que respeita a forma como se estão a relacionar com os clientes no actual contexto.

muitos líderes decidiram investir na criação de valor do serviço que prestam ao cliente

Não tenho dúvidas que, perante a ameaça de uma recessão económica e a perda real de facturação, muitos líderes decidiram investir na criação de valor do serviço que prestam ao cliente, ao invés de optarem por lógicas oportunistas com o objectivo de obterem ganhos imediatos, muitas vezes à custa de colaboradores (que colocaram em lay-off ou despediram), ou de fornecedores cujo prazo de pagamento estenderam e contratos que cancelaram, sem terem necessidade de o fazer.

Foi graças àqueles que se focaram verdadeiramente na relação com o cliente e à satisfação das suas necessidades, que muitos empresas conseguiram colocar os seus profissionais em teletrabalho no espaço de 24 horas; foi graças àqueles que assumiram um espírito de missão orientado unicamente para as necessidades das populações, que milhares de indivíduos foram assistidos de forma competente nos hospitais e idosos receberam apoio domiciliário durante este período de cofinamento.

É nos momentos mais críticos que se revela o melhor das empresas e das pessoas.  Quantas empresas se re-inventam, melhoram os seus processos e redifinem estratégias de negócio, transformando ameaças em verdadeiras oportunidades?

É nos momentos mais críticos que se revela o melhor das empresas e das pessoas.

Agora é tempo de olhar para a frente. E não tenho dúvidas que aquelas  empresas e pessoas que revelaram o seu melhor neste período de crise, serão também aquelas que irão mais rapidamente recuperar.

O actual contexto veio provar mais uma vez que as empresas que investem, genuinamente, na relação e na experiência do cliente, são empresas vencedoras.

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