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3 Motivos para Utilizar um Predictive Dialer para Acelerar as Vendas

Escrito por Daniel Castilho
Digital Marketing Manager @ GoContact
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Atualmente, as empresas são constantemente desafiadas para encontrar as melhores formas de atrair novos clientes e preservar a lealdade dos clientes atuais. Um dos grandes focos das empresas é a aceleração das vendas, assim como o aumento da eficiência e da consistência de todo o processo de vendas. No passado, este processo era maioritariamente conduzido fora de portas, no seu método mais tradicional, em que um comercial se desloca para reunir pessoalmente com um potencial cliente. No entanto, a internet e o desenvolvimento de tecnologias como o CRM, a video conferência, assim como o aparecimento das redes sociais, estão a transformar significativamente esse processo. Assim, passamos de um modelo mais tradicional para um em que as vendas são feitas maioritariamente dentro de portas, tendo por base, entre outras, as tecnologias mencionadas.

Uma outra tecnologia que tem sido essencial para acelerar as vendas no âmbito dos contact centers é a solução de Predictive Dialer. Esta solução é um serviço automatizado que permite, através de um conjunto de algoritmos, marcar e ligar para números de telefone com uma temporização otimizada, enquanto filtra automaticamente número inválidos, como respostas de máquinas de fax, sinais de ocupado ou telefones desligados. O grande objetivo é permitir uma chamada válida e atendida o mais depressa possível. Esta solução é ideal para acelerar o processo de vendas, por três grandes motivos:

Aumento da Produtividade dos Agentes

Com um Predictive Dialer, os agentes não necessitam de verificar uma lista com números de telefone e ligar manualmente para todos os clientes. Os agentes também passam a ficar menos tempo inativos, visto que o Predictive Dialer determina automaticamente o melhor momento para fazer a chamada. Também consegue prever quando é que a chamada atual vai terminar e, desta forma, marca de imediato o número seguinte, aumentando a eficiência dos agentes. Outra das vantagens é o facto de passar linhas telefónicas desligadas ou indisponíveis e máquinas de fax, o que permite que os agentes estejam sempre ligados e da forma mais rápida aos clientes com maior probabilidade de receber essas chamadas de forma positiva. Adicionalmente, os Predictive Dialers que incorporem um software de gestão de leads podem organizar eficazmente os dados dessas mesmas leads, como informações sobre as vendas, o histórico dos clientes, as informações de contacto dos clientes e oferecer automaticamente todos estes dados aos agentes. Este software pode também incorporar funcionalidades como call logging, regras de callback, gravação de chamadas e outros processo automatizados que podem poupar tempo aos agentes e libertá-los para que se possam focar em fechar vendas de forma mais eficiente. As chamadas são determinadas automaticamente e o Predictive Dialer pode ainda filtrar alguns números marcados como “não ligar”, linhas de fax, ou máquinas de atendimento automático, para garantir acesso direto aos clientes certos, no momento certo.

Aumento da Rentabilidade

Um Predictive Dialer pode ainda reduzir significativamente os custos operacionais, visto que os agentes perdem menos tempo a fazer chamadas de outbound, um canal que é bastante dispendioso para os contact centers. Para além das reduções nos custos serem um grande benefício de um Predictive Dialer, as vendas podem também ser aceleradas. Isto porque um Predictive Dialer permite contactar os clientes que têm mais receptividade para efetuar uma compra, e os “tempos mortos” dos agentes são essencialmente eliminados.

Aumento da Satisfação dos Clientes e das Empresas

A utilização de um Predictive Dialer permite poupanças de tempo significativas para os agentes e gestores do contact center, melhorando assim a sua eficiência. Os agentes beneficiam especialmente com estes ganhos de eficiência e com a certeza de que estão a contactar os potenciais clientes mais receptivos ao contacto. Na perspectiva do cliente, a solução é desenhada para que os clientes sejam contactados na altura mais conveniente, com um número total de chamadas mais reduzido. Os clientes não se sentem tão incomodados e podem inclusivamente acolher de forma positiva estes contactos, sabendo que a empresa se preocupa em respeitar o seu tempo e as suas preferências, comunicando inclusivamente produtos e serviços que são adequados para as suas necessidades.

De entre muitas das ferramentas digitais disponíveis para que as marcas acelerem e otimizem o seu processo de vendas, os Predictive Dialers são das mais importantes. Não só aumentam a eficiência do contact center, com grandes benefícios de redução de custos, como aumentam a satisfação dos clientes, ampliando a sua lealdade à marca.

E no seu contact center, o Predictive Dialer já é utilizado? Já tinha conhecimento desta solução? Partilhe connosco na secção de comentários, teríamos muitos gosto em saber a sua opinião. E como sempre, muito obrigado por ler o nosso blog.

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